Anjos

A palavra ''Anjo''do latim “Angelus” ou do grego “Ággelus”, para cultura hebraica o termo é “Malakl”, quer dizer mensageiro ou emissário.
O que são anjos?
Anjos são criaturas espirituais, seres de luz, que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus. Os anjos estão em um grau de evolução muito superior ao dos homens, eles tem como missão ajudar e proteger a humanidade em seu processo de evolução.
 
Os anjos estão divididos em uma hierarquia, conforme o grau de evolução e funções, em ordem crescente: Anjos, Arcanjos, principados, potestades, virtudes, dominações, tronos, querubins, serafins.
 
Os anjos estão divididos em nove hierarquias angelicais:
 
SERAFINS Personificam a caridade e a inteligência;
 
QUERUBINS Refletem a sabedoria divina, aliada ao temperamento jovem;
 
TRONOS Proclamam a grandeza divina através da musica;
 
DOMINAÇÕES Têm o governo geral do universo e atendem mais rapidamente quando usamos os instrumentos mágicos para as invocações;
 
VIRTUDES Que promovem prodígios e os milagres da cura;
 
POTESTADES Que protegem as leis do mundo físico e moral, além de preservar a procriação dos animais;
 
PRINCIPADOS Responsáveis pelos reinos, estados e países, preservam também a fauna e a flora, os cristais e as riquezas da terra;
 
ARCANJOS Responsáveis palas transmissões de mensagens importantes e pelas defesas dos países, pais e família;
 
ANJOS Cuidam das pessoas no corpo físico.
 
A DIVISÃO DOS ANJOS
 
Quem estabeleceu a divisão dos anjos foi o teólogo e filósofo Dionísio, no seu tratado ''De Coelesti Hierarchia''. São 3 classes,ou ordens ou ainda tríades subdivididas por sua vez ,em outros 3 níveis.
 
A PRIMEIRA ORDEM Estaria mais próximo de Deus e mais distante dos homens;
 
A SEGUNDA ORDEM É uma intermediaria dentre as 3 ordens;
 
A TERCEIRA ORDEM Esta mais próxima dos homens e mais afastada de Deus, mais não menos preparados para intermediar as relações entre os dois planos, o do Homem e o de Deus.
 
Por tanto os serafins, querubins e tronos pertencem a classe que esta mais próximo de deus, desempenham as funções dadas diretamente por ele.
 
Existem 108 referências aos anjos no velho testamento.
E 175 no novo testamento sendo que 72 aparecem no Apocalipse.
 
ANJO DA GUARDA
Dentre os anjos da tradição cristã, esta o anjo da guarda, como o nome diz, é confiado a cada pessoa individualmente ao nascer, protegendo-a do mal até onde a ordem divina permita, fortalecendo o corpo e a alma e incentivando a praticas de boas ações.
 
ANJO CONTRÁRIO
Dizem que alguns Anjos sentiram ciúmes de Deus e se rebelaram, apaixonaram-se pelas filhas de Noé, e como infringiram as leis foram condenados a ficarem presos no mundo inferior. O anjo contrário atua quando você não pensa, age por impulso.
A intenção do anjo contrário é destruir seu lado forte, sugando suas forças e o deixando fraco tornando assim mais fácil sua ação. O anjo contrário que atua dentro de nos é mil vezes mais perigoso que qualquer ser vivo. Nosso anjo contrário irá de todas as maneiras corromperem nossa alma, pois ele representa á ilusão, a raiva a ganância o egoísmo e tudo o que fazemos de ruim.
 
LÚCIFER
Lúcifer era um anjo bom, criado por Deus, como todos os anjos no início dos tempos, ele adorava o senhor, contudo, Deus submeteu os anjos a uma prova, da mesma forma como nós hoje estamos sendo provados, os anjos também foram, para que Deus pudesse testar sua fé e seu amor por ele. Deus apresentou a eles seu filho Jesus Cristo, e sua mãe santíssima A Virgem Maria, e exigiu dos anjos, que adorassem á Cristo e sua Santa Mãe. Os anjos o fizeram.
Mas Lúcifer, anjo de luz (II coríntios 11,14; São Lucas 10,18) o anjo mais belo do Céu (a Ode fúnebre ao rei de Tiro retrata lúcifer:Ezequiel 28,11-19 ),em seu orgulho, devido a sua grande beleza ( que o fez desejar ser como Deus,o que se depreende da tentação á Adão e Eva: Gênesis 3,5 ), recusou se a adorar um ''ser inferior'', um homem (esta era a prova da fé! Acreditar no verbo Encarnado ),e a venerar uma mulher, outros anjos rebeldes o acompanharam, mas Miguel levantou-se na Assembléia dos Anjos e Bradou ''Quem como Deus?''(no Hebraico: Mikael). E Deus o revestiu de força e poder para, comandando as legiões Celestiais, expulsar Lúcifer e seus demônios dos Céus, e jogá-los no inferno (Apocalipse 12,7-9.). Está é a história de Lúcifer e de seus demônios, e de como Miguel tornou-se o príncipe das Milícias Celestes.
 
OS ARCANJOS
Segundo a igreja católica, na hierarquia dos anjos existem três Arcanjos
 
ARCANJO GABRIEL /  ARCANJO MIGUEL /  ARCANJO RAFAEL
 
Por causa de suas aparições e manifestações nominais e pessoais descritas na Bíblia ou narradas em acontecimentos documentados, os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael são os mais conhecidos, venerados, invocados e prestigiados na igreja.
''Eis que enviarei um anjo diante de ti para que te guarde no caminho e te conduza ao lugar que te preparei. Respeita-o e ouve a tua voz.” Êxodo(23:20/21).
 

Receba em seu e-mail

Cadastre-se e receba as novidades do Cantinho dos Anjos em seu e-mail

Nome:

E-mail: